Br Flag
US flag

© Copyright 2012
Mount Vernon Spiritist Center
All rights reserved
facebook
head2

A Doutrina Espírita é o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns,
O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

A palavra Espiritismo foi criada para nomear a Doutrina dos Espíritos, evitando deste modo a confusão com o Espiritualismo ou qualquer corrente espiritualista. Todo espírita é basicamente espiritualista, pois acredita na existência de Deus e do espírito, crê na existência da alma espiritual e imaterial, mas nem todo espiritualista é espírita.

A Doutrina Espírita é baseada nas evidências da sobrevivência da alma e da comunicação dos espíritos com os homens, por meio da mediunidade. A existência de Deus, a existência do espírito, a pluralidade das vidas sucessivas, a pluralidade dos mundos habitados e a comunicabilidade dos espíritos são princípios básicos da Doutrina Espírita.

A Doutrina Espírita possui três aspectos que a diferenciam, e que constituem as suas
bases fundamentais: 

A Doutrina Espírita não é uma obra pessoal, não provém de um só espírito, nem foi recebida através de um só médium. Também se distingue pelo seu conjunto de princípios, pela sua sistemática, pelas suas consequências e pela sua estrutura. Ela se mantém consistente, pois não modifica seu conteúdo essencial, sendo dinâmica e estável simultaneamente, além de acompanhar a evolução geral da ciência.

Podemos concluir que pelo Espiritismo, o homem sabe de onde vem, para onde vai, por que está na terra, por que sofre temporariamente e vê por toda parte a justiça de Deus. Sabe que a alma progride incessantemente, através de uma série de existências sucessivas, até atingir o grau de perfeição que a aproxima de Deus. Sabe que todas as almas, tendo um mesmo ponto de origem, são criadas iguais, com idêntica aptidão para progredir, em virtude do seu livre-arbítrio, que todas são da mesma essência e que não há entre elas diferença, senão quanto ao progresso realizado, que todas têm o mesmo destino e alcançarão a mesma meta, mais ou menos rapidamente, pelo trabalho e boa-vontade. 

A Doutrina dos Espíritos trata da natureza, da origem e do destino dos espíritos, e das suas relações com o mundo corporal.